Consórcio Maior Empregabilidade

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Webinar sobre Desafios da Empregabilidade Jovem

sobrinho teixeira e miguel cabrita

Cerca de 150 pessoas estiveram presentes no Webinar “Empregabilidade dos diplomados do Ensino Superior: Desafios em tempos de pós-pandemia” onde se debateu o tema sob diferentes perspetivas e olhares: o da tutela, o das instituições de ensino superior, o dos estudantes e o das organizações empregadoras.

 Os grandes desafios na perspetiva das políticas públicas

João Sobrinho Teixeira, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, reforçou a importância das qualificações para uma melhor preparação para o futuro, nomeadamente, em termos de empregabilidade, seja para os jovens à procura do primeiro emprego ou para pessoas em transição de carreira. A aprendizagem ao longo da vida é fundamental nos dias de hoje e as competências digitais assumiram uma preponderância que há alguns anos assumiam a capacidade de falar mais que um idioma e, ainda mais atrás, o saber ler e escrever.

Miguel Cabrita, Secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional, reforçou as palavras do colega e acrescentou a atualização de conhecimento logo à saída do ensino superior, da reskilling e upskilling constante para que o perfil seja empregável e ajustado às necessidades do mercado de trabalho.

 A perspetiva das Instituições de Ensino Superior

O CRUP, representado pelo seu vice-presidente, Paulo Ferreira, deu ênfase à necessidade de responder de forma eficiente e rápida à dinâmica acelerada que o mercado assumiu, com a criação de modelos mais ágeis com novas ferramentas de atualização e requalificação que permitam um desenvolvimento de competências sem a necessidade de um novo diploma ou grau académico (passaporte de competências com micro credenciação).

Pedro Dominguinhos, presidente do CCISP, referiu a importância da flexibilidade dos currículos, a uma maior diversificação da oferta formativa e o envolvimento de diversos agentes locais para fazer face à dinâmica do mercado e às necessidades dos diferentes territórios. A aposta numa abordagem diversificada, ou seja, customizada a cada perfil e área de formação, integrando e potenciando a relação com os alumni como embaixadores.

O diretor executivo da APESP, Miguel Copetto, reforçou a importância de se criar uma educação para o risco, preparando os jovens para a incerteza e complexidade, permitindo destacar a inovação, o empreendedorismo e a criação do próprio emprego, como uma abordagem preponderante para o futuro.

 Outros olhares sobre a empregabilidade

Na perspetiva dos estudantes, o presidente da FNAEESP, Tiago Diniz identificou vários desafios: acesso a computador e internet tornou-se uma necessidade básica de todos os estudantes, maior participação dos estudantes pelo que há necessidade de uma maior utilização de metodologias ativas de aprendizagem, capacitação do corpo docente em práticas pedagógicas online, entre outros, relacionados com a autonomia e independência dos jovens para a criação de um novo núcleo familiar.

Conceição Pereira, em representação do IPDJ, apresentou o programa Empreende Já, para capacitação de jovens NEET na criação de ideias inovadoras de empreendedorismo social, um projeto que existe desde 2016.

Da CASES, a vice-presidente, Carla Ventura, apresentou o setor da economia social como um setor de elevado potencial de empregabilidade, já que tem a tendência para se comportar em contra-ciclo em momentos de crise.

Vânia Borges, diretora de recursos humanos da Adecco Portugal, referiu o percurso que as empresas fizeram em termos da criação de protocolos profissionais de onborading, acompanhamento e supervisão de jovens colaboradores e estagiários nos últimos 18 meses. Por outro lado, revela que os jovens têm uma vantagem em termos de flexibilidade, disponibilidade e capacidade de adaptação para a aceleração do mercado. Deixa como repto final a importância da criação de parcerias entre empresas e IES no sentido de ajustar os currículos às necessidades das empresas com cursos que passem a ter uma forte componente prática.

Para o encerramento, António Leite, vice-presidente do IEFP apresentou duas ideias fortes: 1) as transições a que assistimos têm que ser para melhorar a qualidade de vida, logo, o objetivo é o de apoiar a criação de emprego, mas não custe o que custar, já que importa criar condições de acesso a empregos de qualidade; e 2) a democratização do acesso à educação tem uma componente de compromisso do Estado muito forte, mas não deixa de ser uma responsabilidade coletiva: a empregabilidade é de todos e de todas: IES, setor público e privado, empresas, tutela, economia social, entre outros.

Notícia Forum Estudante: https://forum.pt/empregos/quais-os-desafios-da-empregabilidade-de-jovens-diplomados-no-pos-pandemia

Saúde Mental e Empregabilidade

Fotos Oradores

O Consórcio Maior Empregabilidade reuniu para refletir a questão da saúde mental dos estudantes, em especial, na transição entre o ambiente académico e o ambiente laborar.

A Dra. Teresa Espassandim apresentou algumas características e consequências do mundo VUCA em que vivemos, agravadas pela pandemia, que têm um forte impacto nos momentos de transição de vida, ativando algumas vulnerabilidades pré-existentes. Em Portugal, o foco ainda tem sido na urgência e na remediação do que é visível e tratável, mas cada vez mais é necessário desenvolver o foco preventivo e promocional de bem estar e das competências socio-emocionais. A necessidade de segurança, sucesso e desenvolvimento de plano de vida são aspetos fundamentais para os jovens adultos e, neste momento, estão em stand by devido à imprevisibilidade dos próximos tempos.

A Profª Helena Marujo referiu a importância de existir a capacidade de pensar e sentir de forma harmoniosa e funcional como pré-requisito de saúde mental e de bem estar, reforçando a importância dos fatores de proteção que todos devemos ativar: realização, auto-estima, boas redes de apoio, boas relações sociais e familiares. E, em especial nos jovens, o acesso a experiências e atividades que levam a emoções positivas: experiências sociais, desenvolvimento pessoal e vida com propósito. Por isso, as intervenções proactivas e promocionais do bem estar psicológico são tão importantes, no sentido de restaurar e recuperar os pensamentos e sentimentos negativos.

A Dra. Carla Venâncio, partilhou diferentes exemplos de práticas que as empresas estão a adotar no que diz respeito à promoção e cuidado com a saúde mental e bem estar dos seus colaboradores, no âmbito das Great Place to Work. A principal preocupação das empresas com a pandemia foi o cuidar das pessoas, ouvir e criar uma cultura de confiança onde as pessoas se sentissem à vontade para partilhar problemas e estratégias para lidar com as emoções. Referiu a importância de ensinar/aprender a lidar com as crises, de existir uma continuidade e consistência das intervenções e, com o fim da pandemia, continuar atento aos impactos e consequências a longo prazo (a fadiga pandémica).

Uma sessão que demonstrou ainda mais a importância deste tema e o trabalho que as instituições de ensino superior, em particular os gabinetes de promoção de empregabilidade, podem desenvolver. Mais um tema para o Consócio promover e desenvolver com os seus membros.

Pedro Caramez no Consórcio Maior Empregabilidade

Foto Post

O Consórcio Maior Empregabilidade tem como uma das suas atividades principais para 2021, a capacitação dos colaboradores dos gabinetes de promoção de empregabilidade. Aliás, um dos eixos estratégicos do Livro Verde sobre Promoção de Empregabilidade de Diplomados de Ensino Superior.

Assim, promoveu a Formação em Linked In - Gestão de Páginas Institucionais com Pedro Caramez.

Durante duas sessões trabalhámos os tipos e propósitosde de utilização das páginas institucionais, as configurações, os formatos de conteúdo, explorámos a gestão de páginas, grupos, comentários, entre tantos temas com sugestões prática e úteis para uma utilização proficiente da ferramenta Linked In em proveito de cada instituição de ensino superior.

Obrigada Pedro pelo entusiasmo e partilha de conhecimento.

 

Webinar sobre Estágios Profissionais

Estagios Profissionais Square

A Forum Estudante, no âmbito do Consórcio Maior Empregabilidade, e em parceria com o Grupo Adecco, promoveu o Webinar sobre “Estágios Profissionais: porta aberta para o mercado de trabalho?” com quase 300 participantes de várias instituições de ensino superior.

Fátima Costa (Diretora de Outsorcing da Adecco Portugal) referiu quais as principais competências valorizadas: ambição e coragem, empatia e comunicação, pensamento crítico e resolução de desafios, resiliência e capacidade de relacionamento. E refere “escolham bem a empresa e o líder com quem vão trabalhar, porque isso faz toda a diferença na vossa carreira”.

Sara Lopes da Silva (Talent Acquisition & HR Business Partner da L’Oréal Portugal) acrescentou a importância de cinco competências no recrutamento na L’Oréal: a ambição (querer ser melhor todos os dias em equipa), resiliência, bom senso, empatia e learning agility. E deixa como conselho: “durante o estágio, fixem-se no que podem controlar e em deixar a vossa marca. Se não houver continuidade depois do estágio, mas tiverem feito um excelente trabalho, pode haver uma oportunidade mais tarde porque as pessoas vão-se lembrar de vocês. O mais importante num estágio é aprender e ter uma boa experiência”.

Carolina Santos (HR Business Partner da Adecco Portugal) referiu a importância das soft skills e de como os candidatos as devem demonstrar durante o processo de recrutamento (mesmo em ambiente online), na forma como respondem às questões, mas também como se envolvem nas dinâmicas de assessment propostas. É desta forma que se diferenciam e “selecionar 19 pessoas em 2.500 candidatos é muito complicado, por isso têm que se destacar para que sejam notados”.

Sara Sustelo Santos e Bernardo Marçal apresentaram o seu testemunho enquanto estagiários no programa CEO for one month referindo a importância do acompanhamento de um líder em todas as suas atividades, sejam elas reuniões internas ou externas, como se gerem pessoas e se tomam decisões. Recordam como foi uma experiência gratificante, onde aprenderam muito sobre a gestão das empresas, os diferentes departamentos de uma empresa, o dia a dia de um líder, para além dos desafios semanais propostos e da interação com os estagiários dos restantes países que também têm este programa.

O Programa CEO for one month tem inscrição abertas até 16 abril 2021 e os estágios vão decorrer em junho e julho deste ano. Não percam a oportunidade. Inscrevam-se em https://www.adeccogroup.com/ceoforonemonth/quick-apply/

CME coorganiza a International Meeting & Conference

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Organizada conjuntamente pela Forum Estudante, pelo Consórcio Maior Empregabilidade (CME) e pela Universidade do Porto, esta conferência internacional de três dias procurou debater os importantes problemas com que os gabinetes de empregabilidade das instituições de ensino superior se deparam na preparação dos seus alunos para o mercado de trabalho.

Durante três dias, ao longo de várias sessões, a conversa centrou-se nas temáticas debatidas pelos gabinetes de carreira e de empregabilidade de múltiplas instituições de ensino superior, espalhadas um pouco por todo o mundo. Desde a relação entre a academia e o mercado de trabalho até à importância crescente da formação em competências pessoais, a discussão passou também pelas mudanças operadas pela pandemia global da Covid-19 no mundo laboral. Estiveram presentes mais de 150 participantes, de 40 nacionalidades diferentes.

Na sessão de abertura, tanto o Dr. João Correia da Silva (Pró-Reitor da Universidade do Porto) como o Dr. Rui Marques (CEO da Forum Estudante) puderam salientar a importância de reforçar os gabinetes de empregabilidade das instituições de ensino superior, sublinhando a centralidade do trabalho colaborativo nessa construção.

Num primeiro painel, intitulado Companies & Alumni perspectives: uncertainty or opportunities through & beyond 2020/2021, contou-se com a moderação de Patrícia Antunes (GRACE/ACCENTURE) e com a presença de Bárbara Parente (TRASYS), João Estanqueiro (EDP) e Sofia Passos (SONAE). A experiência dos três oradores enquanto profissionais de recursos humanos em diferentes empresas e em diversificadas áreas permitiu um diálogo fecundo sobre os desafios no mercado de trabalho causados pela situação pandémica que atravessamos, nomeadamente no impacto que o teletrabalho e outras tendências de trabalho remoto terão nas profissões do futuro. Assim, procurou debater-se que respostas podem das as instituições de ensino superior e os seus gabinetes de empregabilidade às necessidades formativas que surgirão.

Houve também a oportunidade de realizar networking, num “Virtual Lunch” em que todos os participantes foram convidados a inserir como fundo de ecrã uma fotografia da sua cidade ou do seu país, podendo partilhar ou comentar um pouco. Foi também a ocasião de o guia turístico José Pedro Faustino poder proporcionar aos participantes internacionais uma tour virtual pela cidade do Porto, passando pelos seus monumentos mais icónicos.

Da parte da tarde, a sessão tinha por tema Challenge, reskilling and upskilling in labour market caused by the pandemic, e, com a moderação de Marta Santos (UPorto), marcaram presença Joana Fernandes (MERCER), Mariana Canto e Castro (RANDSTAD) e Vânia Borges (ADECCO), Este painel permitiu uma conversa produtiva sobre as competências que terão de ser trabalhadas e melhoradas, para permitir uma melhor resposta dos jovens diplomados às necessidades do universo laboral. Sublinhou-se igualmente a importância de uma ligação cada vez mais estreita entre universidades e empresas, no sentido de encontrarem, de forma colaborativa, soluções comuns.

O segundo dia desta conferência começou com uma apresentação dos membros da European University Alliance for Global Health (EUGLOH). Esta coligação de cinco universidades europeias procura combinar os seus conhecimentos e os seus recursos em Global Health para proporcionar a melhor educação para os seus estudantes. Com a moderação de Susana Neves (UPorto), foi possível assistir às apresentações de Susanne Linné (Universidade de Lund, Suécia), Anna Schwark (Universidade Ludwig-Maximilians de Munique, Alemanha), Nikhil Gupta (Universidade de Paris-Saclay, França), Melinda Fazekas (Universidade de Szeged, Hungria) e Fernanda Correia (Universidade do Porto, Portugal).

Seguiu-se uma sessão prática, em salas paralelas, sobre as dificuldades que os gabinetes de empregabilidade sentem, assim como os desafios futuros que são já expetáveis. A sessão foi conduzida por Fernanda Correia (UPorto), que contou com a colaboração de vários facilitadores da Universidade do Porto, em cada sala: Sofia Veiga, Márcia Gonçalves, Filipa Roxo, João Henrique Almeida, Alexandre Campos, Cláudio Santos, Sofia Varge e Carolina Ferreira (Cidade das Profissões).

A tarde foi reservada para a 8ª edição da Conferência Nacional dos Gabinetes de Promoção de Empregabilidade, apenas com participantes nacionais. Esta conferência, organizada pela Forum Estudante e pelo Consórcio Maior Empregabilidade (CME), juntou os profissionais de várias Instituições de Ensino Superior responsáveis por promover a empregabilidade dos seus diplomados e permitiu a troca de experiências sobre problemas concretos, tendo em vista o trabalho futuro destes gabinetes.

No último dia da International Meeting & Conference, no painel How Career Offices are transforming and reimagining their services, support and engagement to answer to the future of careers, os trabalhos centraram-se em como os gabinetes de promoção de empregabilidade estão a transformar e a re-imaginar os seus serviços, o seu apoio e o seu engajamento para responder às exigências das carreiras do futuro. Numa sessão moderada por Cátia Marques (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Carreira – APDC), as apresentações de Carolina Ferreira (Cidade das Profissões), Cristina Carita (Forum Estudante | CME), Mariana Paterna Dias e Rita Caeiro (European Board of Certified Counselors – EBCC) e Catherine Van Kleeck (JobTeaser) permitiram um diálogo construtivo sobre este tema.

As despedidas e os agradecimentos foram feitos num Coffee Break virtual, dinamizado por Fernanda Correia (UPorto). Ao longo do evento, foi sendo pedido aos participantes que escrevessem quais as suas expectativas numa página, que foi neste momento partilhada com todos e que permitiu perceber quais os resultados dos trabalhos. Os participantes procuraram também resumir o evento numa só palavra, que depois foram inseridas numa “nuvem de palavras”: “networking”, “oportunidade”, “inspiração” e “colaboração” foram as palavras mais mencionadas.

Para terminar, numa sessão mais restrita e prática, Pedro Rivera (UPorto) conduziu um grupo de participantes a estabelecer a articulação entre as exigências que resultam da situação pandémica com as ações inovadoras necessárias no seio dos respetivos serviços de carreira na sessão denominada Reinventing Career Services - Exploring, through team work, facilitation and group dynamics, new ideas and strategies do deal with the new demands and to innovate career services.

Ficou desde já acordada entre os organizadores a realização de uma 2ª edição em 2022, de preferência, em formato presencial.