CMEA  2025 barra logos V3


 

ENEA25 - «Como coletivo, podemos fazer algo mais».

1 - Emídio Gomes 1

O Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Emídio Gomes, foi o Keynote Speaker do Encontro Nacional de Empregabilidade e Alumni. Na sua intervenção, destacou alguns dos desafios que se colocam, em termos de empregabilidade, aos diplomados do Ensino Superior.

A primeira reflexão colocada por Emídio Gomes, na sua intervenção realizada durante o ENEA, relacionou-se com a ligação entre o Ensino Superior e o Mercado. "Devemos formar para o mercado ou dinamizar e criar estímulos ao mesmo?".

Salientando o "problema estrutural" de a macroestrutura do Ensino Superior público "ter sido criada para um contexto em que a oferta era superior à procura", o reitor da UTAD sublinhou a consequente limitação à flexibilidade das instituições e à procura de financiamento.

A revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, destacou, implica três dimensões centrais – modelos de governação, autonomia das IES e o sistema binário (universitário e politécnico).

O tema dos alumni mereceu também a atenção do Keynote Speaker, que refletiu sobre a consolidação deste conceito. "Qual a diferença entre a emoção e a razão?" questionou Emídio Gomes, antes de detalhar: "Falta analisar de forma mais racional, quando descontamos a ligação emocional dos alumni, como podemos criar uma cultura que seja um pilar do presente e do futuro das instituições".

"Se conseguirmos olhar para o país como um todo, o país pode ser melhor", destacou o reitor da UTAD, antes de concluir: "Como coletivo, podemos fazer algo mais", reforçou.