Consórcio Maior Empregabilidade

CME  2020 Apoios

Pedro Caramez no Consórcio Maior Empregabilidade

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O Consórcio Maior Empregabilidade tem como uma das suas atividades principais para 2021, a capacitação dos colaboradores dos gabinetes de promoção de empregabilidade. Aliás, um dos eixos estratégicos do Livro Verde sobre Promoção de Empregabilidade de Diplomados de Ensino Superior.

Assim, promoveu a Formação em Linked In - Gestão de Páginas Institucionais com Pedro Caramez.

Durante duas sessões trabalhámos os tipos e propósitosde de utilização das páginas institucionais, as configurações, os formatos de conteúdo, explorámos a gestão de páginas, grupos, comentários, entre tantos temas com sugestões prática e úteis para uma utilização proficiente da ferramenta Linked In em proveito de cada instituição de ensino superior.

Obrigada Pedro pelo entusiasmo e partilha de conhecimento.

 

Webinar sobre Estágios Profissionais

Estagios Profissionais Square

A Forum Estudante, no âmbito do Consórcio Maior Empregabilidade, e em parceria com o Grupo Adecco, promoveu o Webinar sobre “Estágios Profissionais: porta aberta para o mercado de trabalho?” com quase 300 participantes de várias instituições de ensino superior.

Fátima Costa (Diretora de Outsorcing da Adecco Portugal) referiu quais as principais competências valorizadas: ambição e coragem, empatia e comunicação, pensamento crítico e resolução de desafios, resiliência e capacidade de relacionamento. E refere “escolham bem a empresa e o líder com quem vão trabalhar, porque isso faz toda a diferença na vossa carreira”.

Sara Lopes da Silva (Talent Acquisition & HR Business Partner da L’Oréal Portugal) acrescentou a importância de cinco competências no recrutamento na L’Oréal: a ambição (querer ser melhor todos os dias em equipa), resiliência, bom senso, empatia e learning agility. E deixa como conselho: “durante o estágio, fixem-se no que podem controlar e em deixar a vossa marca. Se não houver continuidade depois do estágio, mas tiverem feito um excelente trabalho, pode haver uma oportunidade mais tarde porque as pessoas vão-se lembrar de vocês. O mais importante num estágio é aprender e ter uma boa experiência”.

Carolina Santos (HR Business Partner da Adecco Portugal) referiu a importância das soft skills e de como os candidatos as devem demonstrar durante o processo de recrutamento (mesmo em ambiente online), na forma como respondem às questões, mas também como se envolvem nas dinâmicas de assessment propostas. É desta forma que se diferenciam e “selecionar 19 pessoas em 2.500 candidatos é muito complicado, por isso têm que se destacar para que sejam notados”.

Sara Sustelo Santos e Bernardo Marçal apresentaram o seu testemunho enquanto estagiários no programa CEO for one month referindo a importância do acompanhamento de um líder em todas as suas atividades, sejam elas reuniões internas ou externas, como se gerem pessoas e se tomam decisões. Recordam como foi uma experiência gratificante, onde aprenderam muito sobre a gestão das empresas, os diferentes departamentos de uma empresa, o dia a dia de um líder, para além dos desafios semanais propostos e da interação com os estagiários dos restantes países que também têm este programa.

O Programa CEO for one month tem inscrição abertas até 16 abril 2021 e os estágios vão decorrer em junho e julho deste ano. Não percam a oportunidade. Inscrevam-se em https://www.adeccogroup.com/ceoforonemonth/quick-apply/

CME coorganiza a International Meeting & Conference

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Organizada conjuntamente pela Forum Estudante, pelo Consórcio Maior Empregabilidade (CME) e pela Universidade do Porto, esta conferência internacional de três dias procurou debater os importantes problemas com que os gabinetes de empregabilidade das instituições de ensino superior se deparam na preparação dos seus alunos para o mercado de trabalho.

Durante três dias, ao longo de várias sessões, a conversa centrou-se nas temáticas debatidas pelos gabinetes de carreira e de empregabilidade de múltiplas instituições de ensino superior, espalhadas um pouco por todo o mundo. Desde a relação entre a academia e o mercado de trabalho até à importância crescente da formação em competências pessoais, a discussão passou também pelas mudanças operadas pela pandemia global da Covid-19 no mundo laboral. Estiveram presentes mais de 150 participantes, de 40 nacionalidades diferentes.

Na sessão de abertura, tanto o Dr. João Correia da Silva (Pró-Reitor da Universidade do Porto) como o Dr. Rui Marques (CEO da Forum Estudante) puderam salientar a importância de reforçar os gabinetes de empregabilidade das instituições de ensino superior, sublinhando a centralidade do trabalho colaborativo nessa construção.

Num primeiro painel, intitulado Companies & Alumni perspectives: uncertainty or opportunities through & beyond 2020/2021, contou-se com a moderação de Patrícia Antunes (GRACE/ACCENTURE) e com a presença de Bárbara Parente (TRASYS), João Estanqueiro (EDP) e Sofia Passos (SONAE). A experiência dos três oradores enquanto profissionais de recursos humanos em diferentes empresas e em diversificadas áreas permitiu um diálogo fecundo sobre os desafios no mercado de trabalho causados pela situação pandémica que atravessamos, nomeadamente no impacto que o teletrabalho e outras tendências de trabalho remoto terão nas profissões do futuro. Assim, procurou debater-se que respostas podem das as instituições de ensino superior e os seus gabinetes de empregabilidade às necessidades formativas que surgirão.

Houve também a oportunidade de realizar networking, num “Virtual Lunch” em que todos os participantes foram convidados a inserir como fundo de ecrã uma fotografia da sua cidade ou do seu país, podendo partilhar ou comentar um pouco. Foi também a ocasião de o guia turístico José Pedro Faustino poder proporcionar aos participantes internacionais uma tour virtual pela cidade do Porto, passando pelos seus monumentos mais icónicos.

Da parte da tarde, a sessão tinha por tema Challenge, reskilling and upskilling in labour market caused by the pandemic, e, com a moderação de Marta Santos (UPorto), marcaram presença Joana Fernandes (MERCER), Mariana Canto e Castro (RANDSTAD) e Vânia Borges (ADECCO), Este painel permitiu uma conversa produtiva sobre as competências que terão de ser trabalhadas e melhoradas, para permitir uma melhor resposta dos jovens diplomados às necessidades do universo laboral. Sublinhou-se igualmente a importância de uma ligação cada vez mais estreita entre universidades e empresas, no sentido de encontrarem, de forma colaborativa, soluções comuns.

O segundo dia desta conferência começou com uma apresentação dos membros da European University Alliance for Global Health (EUGLOH). Esta coligação de cinco universidades europeias procura combinar os seus conhecimentos e os seus recursos em Global Health para proporcionar a melhor educação para os seus estudantes. Com a moderação de Susana Neves (UPorto), foi possível assistir às apresentações de Susanne Linné (Universidade de Lund, Suécia), Anna Schwark (Universidade Ludwig-Maximilians de Munique, Alemanha), Nikhil Gupta (Universidade de Paris-Saclay, França), Melinda Fazekas (Universidade de Szeged, Hungria) e Fernanda Correia (Universidade do Porto, Portugal).

Seguiu-se uma sessão prática, em salas paralelas, sobre as dificuldades que os gabinetes de empregabilidade sentem, assim como os desafios futuros que são já expetáveis. A sessão foi conduzida por Fernanda Correia (UPorto), que contou com a colaboração de vários facilitadores da Universidade do Porto, em cada sala: Sofia Veiga, Márcia Gonçalves, Filipa Roxo, João Henrique Almeida, Alexandre Campos, Cláudio Santos, Sofia Varge e Carolina Ferreira (Cidade das Profissões).

A tarde foi reservada para a 8ª edição da Conferência Nacional dos Gabinetes de Promoção de Empregabilidade, apenas com participantes nacionais. Esta conferência, organizada pela Forum Estudante e pelo Consórcio Maior Empregabilidade (CME), juntou os profissionais de várias Instituições de Ensino Superior responsáveis por promover a empregabilidade dos seus diplomados e permitiu a troca de experiências sobre problemas concretos, tendo em vista o trabalho futuro destes gabinetes.

No último dia da International Meeting & Conference, no painel How Career Offices are transforming and reimagining their services, support and engagement to answer to the future of careers, os trabalhos centraram-se em como os gabinetes de promoção de empregabilidade estão a transformar e a re-imaginar os seus serviços, o seu apoio e o seu engajamento para responder às exigências das carreiras do futuro. Numa sessão moderada por Cátia Marques (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Carreira – APDC), as apresentações de Carolina Ferreira (Cidade das Profissões), Cristina Carita (Forum Estudante | CME), Mariana Paterna Dias e Rita Caeiro (European Board of Certified Counselors – EBCC) e Catherine Van Kleeck (JobTeaser) permitiram um diálogo construtivo sobre este tema.

As despedidas e os agradecimentos foram feitos num Coffee Break virtual, dinamizado por Fernanda Correia (UPorto). Ao longo do evento, foi sendo pedido aos participantes que escrevessem quais as suas expectativas numa página, que foi neste momento partilhada com todos e que permitiu perceber quais os resultados dos trabalhos. Os participantes procuraram também resumir o evento numa só palavra, que depois foram inseridas numa “nuvem de palavras”: “networking”, “oportunidade”, “inspiração” e “colaboração” foram as palavras mais mencionadas.

Para terminar, numa sessão mais restrita e prática, Pedro Rivera (UPorto) conduziu um grupo de participantes a estabelecer a articulação entre as exigências que resultam da situação pandémica com as ações inovadoras necessárias no seio dos respetivos serviços de carreira na sessão denominada Reinventing Career Services - Exploring, through team work, facilitation and group dynamics, new ideas and strategies do deal with the new demands and to innovate career services.

Ficou desde já acordada entre os organizadores a realização de uma 2ª edição em 2022, de preferência, em formato presencial.

8ª Conferência Nacional dos Gabinetes de Promoção de Empregabilidade

sessão 24 03 14h30

Inserida no programa da International Meeting & Conference: Career and Employability Offices, coorganizada pela Forum Estudante, pelo CME e pela Universidade do Porto, a Conferência Nacional dos Gabinetes de Promoção de Empregabilidade aconteceu hoje, de forma virtual. Esta é já a oitava edição desta Conferência, um importante marco do trabalho desenvolvido pelo CME.

Juntando cerca de 55 participantes, oriundos de mais de 40 instituições diferentes, esta Conferência permitiu trocar ideias e boas práticas dos vários intervenientes, sobre uma panóplia diversificada de assuntos relacionados com a promoção da empregabilidade dos diplomados do Ensino Superior.

Nesse sentido, depois de umas breves palavras de boas-vindas da parte de Gonçalo Gil (Diretor-Geral da Forum Estudante), os participantes foram divididos em seis salas paralelas, por forma a gerar uma conversa mais estimulante e próxima entre todos com três objetivos: a partilha de práticas entre os participantes de diferentes instituições e regiões do país; discutir as dificuldades inerentes ao impacto do ano de pandemia que se vivencia ainda; e identificar os principais desafios de futuro dos gabinetes. Entre os temas abordados estiveram o apoio ao empreendedorismo, os programas de mentoring profissional, as plataformas de procura de emprego, os programas de empregabilidade, as feiras de emprego e ainda a formação online e o aconselhamento.

A conversa em cada sala foi conduzida por um facilitador, membro do CME: Ana Sofia Rodrigues (Politécnico de Viana do Castelo), Carlos Mata (Politécnico de Setúbal), Daniel Roque Gomes (Politécnico de Coimbra), Fernanda Correia (Universidade do Porto), José Miguel Nunes (Universidade de Coimbra) e Maria Lopes Cardoso (Universidade Católica Portuguesa).

Seguidamente, de volta ao plenário, houve a oportunidade de cada facilitador de cada grupo poder partilhar os pontos mais relevantes do diálogo de cada sala paralela. Essa partilha geral, assente também nas notas tomadas por todos os participantes, permitiu que todos os participantes tivessem acesso às principais questões e às conclusões levantadas em cada tema. Foi uma sessão rica em partilhas, troca de experiências, networking e aprendizagem.

Partilha de Boas Práticas no CME

Fotos Oradores

O Consórcio Maior Empregabilidade realizou uma reunião com o mote “Partilha de Boas Práticas”, com a participação de 30 representantes das instituições de ensino superior membro da rede.

Com a pandemia e as reuniões terem passado para ambiente digital durante o ano de 2020, os membros do CME sentiram a necessidade de criar um espaço, dentro das reuniões, para troca de experiências e partilha de iniciativas.

Assim, a reunião de 26 fevereiro de 2021 foi dedicada a este tema, pelo que houve sete iniciativas/projetos partilhados por seis IES:

  • Gabinetes Internos de Empregabilidade;
  • UPgrade - Programa de Desenvolvimento de Competências Transversais;
  • Feira de Emprego Virtual Find Your Career;
  • IPCA Career Center;
  • Job Teaser e Improve Yourself;
  • Passaporte para o Emprego e Programa de Mentoria; 
  • Emprego à Mesa.

Ficou, desde logo, assente que o CME deveria dinamizar mais sessões com esta temática ao longo do ano, devido à riqueza das apresentações e das iniciativas partilhadas.