ENEA25 - «Acredito que estamos a viver um momento de transformação na Academia»
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O Diretor-Geral do Ensino Superior, Joaquim Mourato, esteve presente no Encontro Nacional de Empregabilidade e Alumni, na Foz do Arelho. Na sua intervenção, focou o tema das "políticas públicas para a empregabilidade do Ensino Superior em Portugal".
"Com um nível de qualificação superior, há melhores condições de empregabilidade", começou por destacar Joaquim Mourato. Esta foi a primeira de várias "mensagens-chave" que o Diretor-Geral do Ensino Superior procurou transmitir aos participantes do ENEA. No mesmo sentido, outra das mensagens que é prioritário "estar constantemente a comunicar", acrescentou, é a correlação entre "o nível superior de habilitação e os salários mais elevados".
A importância de uma tutoria que "acompanhe o estudante ao longo de toda a formação superior" foi também destacada pelo Joaquim Mourato como uma forma de estimular o sucesso académico, diagnosticar fragilidades e dificuldades, mas sobretudo, como forma de "entender quais os talentos [do aluno]" – "A gestão de carreira deve acontecer desde o primeiro ano, para criar caminhos diferenciados dentro da formação, através da flexibilidade curricular".
As orientações dadas às instituições de ensino superior relacionadas com as vagas, foram destacadas pelo Diretor-Geral do Ensino Superior como uma forma de estimular a correspondência entre a oferta formativa superior e as necessidades do mercado de trabalho. "É uma medida de política pública, é recomendado às instituições que tenham em conta a empregabilidade, para evitar que os jovens tenham dificuldades em integrar o mercado de trabalho", reforçou.
Os programas Impulso Jovens STEAM e o Impulso Adultos foram também destacados enquanto medidas públicas que procuram, respetivamente, estimular o desenvolvimento de competências cruciais e os processos de requalificação e reconversão profissional. Neste particular, Joaquim Mourato destacou também o papel das microcredenciais que "respondem a competências muito específicas".
Por fim, o Diretor-Geral do Ensino Superior partilhou alguns detalhes de um projeto europeu a ser implementado em Portugal que procura "antecipar as competências necessárias pelo mercado de trabalho", de forma rápida, para que as instituições de ensino superior possam, em tempo útil, "desenhar a oferta formativa de acordo, encurtando este ciclo". "Acredito que estamos a viver um momento de transformação na Academia", destacou, antes de concluir: "Todas estas realidades entraram há menos de uma década [no Ensino Superior], portanto, a mudança está a acontecer".