Empregabilidade e Desenvolvimento da Carreira”
- Detalhes
- Categoria: Notícias
- Visitas: 125
Dirigiu-se primeiro à plateia, composta aproximadamente por 30 pessoas em representação dos membros do CME, o presidente do IEFP, Domingos Lopes. "É com muito gosto que aqui acolhemos a apresentação do estudo", começou Domingos Lopes. O presidente do IEFP mencionou a importância de estudos como este, que contribuem para melhor compreender o perfil dos estudantes do Ensino Superior e contribuem para no futuro alcançar o pleno emprego em Portugal.
Seguiu-se o Diretor Geral da FORUM Estudante, Gonçalo Gil, também com uma breve intervenção, agradecendo a todos os presentes e a hospitalidade do IEFP em acolher a apresentação do estudo. "Só conseguimos maior empregabilidade se o trabalho for partilhado", partilhou Gonçalo Gil, dirigindo-se ainda a Diana Aguiar Vieira, mencionando o trabalho efetuado ao longo do tempo em que se desenvolveu o estudo.
Traços gerais do estudo apresentado
Concluídas as apresentações, foi a vez de Diana Aguiar Vieira, professora no Politécnico do Porto e responsável pelo estudo "Empregabilidade e Desenvolvimento da Carreira" tomar a palavra. A autora começou a sua apresentação por agradecer não só aos presentes, mas a quem contribuiu para que este estudo se tornasse possível.
Quanto ao estudo apresentado, foram primeiro explicados alguns dos conceitos abordados na parte teórica, como a empregabilidade individual e os fatores dos quais esta depende (individuais, circunstâncias pessoais e fatores externos). Também foi abordado o conceito de carreira, contextualizando-se o indivíduo, os diversos sistemas que o formam e onde está presente, os recursos psicológicos individuais e objetivos que costumam criar e, por fim, as teorias de desenvolvimento e construção da carreira, entre outros conceitos.
A autora continuou apresentando os números dos estudantes que participaram neste estudo, os objetivos deste e as metodologias utilizadas. Posto isto, discutiram-se os resultados que procuraram mostrar o conhecimento que os estudantes do Ensino Superior têm dos serviços de carreira das Instituições de Ensino Superior em que estão inseridos.