Consórcio Maior Empregabilidade

CME  2023 Apoios V2

Emprego, empregabilidade e qualificações

DSC 0716

Decorreu hoje, dia 4 de junho, na sede do Conselho Económico e Social (CES) o workshop "Emprego, empregabilidade e qualificações", organizado pelo CES em parceria com o Consórcio Maior Empregabilidade (CME).

Após as boas-vindas, dadas pela Presidente do CES, Dra. Sara Falcão Casaca, deu-se a apresentação do Plano de Ação da Comissão Europeia para combater a escassez de mão de obra e de competências na UE, a cargo da Representante da Comissão Europeia em Portugal, Dra. Sofia Moreira e Sousa. A formação dos jovens NEET ou a adequação da formação às necessidades do mercado, são algumas das medidas deste plano de ação, que o CME conta apresentar em detalhe num webinar próximo.

Livro Verde da Empregabilidade-capaSeguiu-se, pelo Dr. Rui Marques, coordenador do CME, a comunicação "Promoção da Empregabilidade dos Diplomados do Ensino Superior". Baseado no trabalho que o CME desenvolveu no "Livro Verde Sobre Promoção da Empregabilidade de Diplomados do Ensino Superior", publicado pelo CME em 2019, foram revisitados os tópicos mais importantes desta publicação, como a importância da promoção da empregabilidade na estratégia das IES, o acompanhamento e orientação de percurso profissional ou as parcerias estratégicas para a promoção da empregabilidade.


Para finalizar a manhã da melhor forma, ficou guardada a apresentação do estudo exploratório "Competências para uma maior empregabilidade jovem: o contributo da educação não formal" um trabalho realizado em 2023, no âmbito do Ano Europeu das Competências, pela Dra. Adelaide Franco, Dra. Patrícia Halm e Dr. Paulo Machado, em colaboração com os membros do Consórcio Maior Empregabilidade e apoiado pela Agência Nacional Erasmus Mais Juventude em Ação.



Capa Estudo ExploratórioNo tempo disponível, foram apresentados os resultados de 4 tópicos importantes: Competências - Desencontros e Diversidade, Nível de preparação - Pontos de Vista, Contexto de Desenvolvimento das Competências e Contributo da Educação não Formal – A Unanimidade. Após a apresentação foi aberta a discussão aos membros presentes na sala, tendo existido várias contribuições importantes, quer de conselheiros quer de representantes de IES convidadas pela CME. 


A colaboração entre o Consórcio Maior Empregabilidade e o Conselho Económico e Social continuará, com novas ações a implementar num futuro breve.