CME no Fórum Mundial para a Cidadania e a Educação
- Detalhes
- Categoria: Notícias
- Visitas: 1802
Realizou-se dia 22 e 23 de novembro de 2022, na Fundação Calouste Gulbenkian o Fórum Mundial para a Cidadania e a Educação, organizado pela Virtual Educa (https://virtualeduca.org/).
O CME esteve representado em dois painéis:
1 - “Liderar uma Instituição de Ensino Superior do Séc. XXI”, com a participação de Ângela Lemos, Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal; João Moutão, Presidente do Instituto Politécnico de Santarém; Ana Paula Navarro, Vice-Reitora da Universidade de Évora e moderado por Luís Loures, Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre.
Foram partilhadas boas-práticas e oportunidades que se apresentam na liderança de uma instituição de ensino superior, para além do objetivo comum de “promover a inovação na Educação para a transformação social e o desenvolvimento sustentável”.
2 - “Que desafios de empregabilidade para os diplomados do ensino superior?”, com a participação de Carlos Mata (Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal), Maria Lopes Cardoso (Representante do Gabinete de Promoção de Empregabilidade da Universidade Católica Portuguesa, no Porto) e Sara Proença (Diretora do INOPOL, no Instituto Politécnico de Coimbra).
Foram identificados alguns dos desafios de empregabilidade que os seus diplomados enfrentam nos dias de hoje, como as novas gerações encaram a empregabilidade e a gestão de carreira, a aprendizagem ao longo da vida, o papel dos alumni e quais os desafios dos Gabinetes de Promoção de Empregabilidade.
Os desafios para as instituições de ensino e para os diplomados, numa época de incerteza de mudanças aceleradas, são enormes, mas a existência de redes colaborativas, com espaço para a partilha de boas práticas, para a troca de experiência com impacto, para a aprendizagem e crescimento mútuo, são uma forma de encontrar estratégias com maior poder e eficácia para lidar com todas as potenciais ameaças ou oportunidades que surgem.