Consórcio Maior Empregabilidade

CME  2020 Apoios

Competências mais valorizadas

Captura de ecrã 2022-02-22 182722

Mais de 780 pessoas inscritas no Webinar que a Forum Estudante organizou com a Adecco Portugal sob o tema "Que competências mais valorizam os empregadores?".

Um agradecimento especial a Vânia Borges (DRH Adecco Portugal), Mariana Real Carvalho (General Manager Portugal na GSK Consumer Health), Maria João dos Santos (Head of Career & Talent na Universidade Católica) e Miguel Toscano (CEOforOneMonth 2021).

Com a moderação de Gonçalo Gil (Diretor Geral da Forum Estudante), os oradores convidados partilharam a sua experiência e opinião relativamente às competências que os empregadores mais valorizam nos novos talentos que recrutam.

Assim, as competências referidas de forma consensual pelos quatro oradores foram a flexibilidade e capacidade de adaptação, proatividade e iniciativa, resiliência, colaboração e empatia. Também consensual foi a ideia de que a atitude é tão ou mais importante que as competências e que a curiosidade, aprendizagem constante, a capacidade de acrescentar valor e sair da zona de conforto são competências fundamentais para que um jovem se distinga e seja uma mais valia para a organização.

Outros temas abordados foram o onboarding virtual e a importância da criação de momentos de conexão e acompanhamento personalizado; a importância que a saúde mental e bem-estar dos colaboradores assumiu nas empresas; como se podem avaliar as competências durante um processo de recrutamento; e como se podem ajudar os estudantes que não têm um perfil tão proactivo.