Consórcio Maior Empregabilidade

CME  2020 Apoios

Webinar sobre Estágios Profissionais

Estagios Profissionais Square

A Forum Estudante, no âmbito do Consórcio Maior Empregabilidade, e em parceria com o Grupo Adecco, promoveu o Webinar sobre “Estágios Profissionais: porta aberta para o mercado de trabalho?” com quase 300 participantes de várias instituições de ensino superior.

Fátima Costa (Diretora de Outsorcing da Adecco Portugal) referiu quais as principais competências valorizadas: ambição e coragem, empatia e comunicação, pensamento crítico e resolução de desafios, resiliência e capacidade de relacionamento. E refere “escolham bem a empresa e o líder com quem vão trabalhar, porque isso faz toda a diferença na vossa carreira”.

Sara Lopes da Silva (Talent Acquisition & HR Business Partner da L’Oréal Portugal) acrescentou a importância de cinco competências no recrutamento na L’Oréal: a ambição (querer ser melhor todos os dias em equipa), resiliência, bom senso, empatia e learning agility. E deixa como conselho: “durante o estágio, fixem-se no que podem controlar e em deixar a vossa marca. Se não houver continuidade depois do estágio, mas tiverem feito um excelente trabalho, pode haver uma oportunidade mais tarde porque as pessoas vão-se lembrar de vocês. O mais importante num estágio é aprender e ter uma boa experiência”.

Carolina Santos (HR Business Partner da Adecco Portugal) referiu a importância das soft skills e de como os candidatos as devem demonstrar durante o processo de recrutamento (mesmo em ambiente online), na forma como respondem às questões, mas também como se envolvem nas dinâmicas de assessment propostas. É desta forma que se diferenciam e “selecionar 19 pessoas em 2.500 candidatos é muito complicado, por isso têm que se destacar para que sejam notados”.

Sara Sustelo Santos e Bernardo Marçal apresentaram o seu testemunho enquanto estagiários no programa CEO for one month referindo a importância do acompanhamento de um líder em todas as suas atividades, sejam elas reuniões internas ou externas, como se gerem pessoas e se tomam decisões. Recordam como foi uma experiência gratificante, onde aprenderam muito sobre a gestão das empresas, os diferentes departamentos de uma empresa, o dia a dia de um líder, para além dos desafios semanais propostos e da interação com os estagiários dos restantes países que também têm este programa.

O Programa CEO for one month tem inscrição abertas até 16 abril 2021 e os estágios vão decorrer em junho e julho deste ano. Não percam a oportunidade. Inscrevam-se em https://www.adeccogroup.com/ceoforonemonth/quick-apply/