CME coorganiza a International Meeting & Conference
- Detalhes
- Categoria: Notícias
- Visitas: 839
Organizada conjuntamente pela Forum Estudante, pelo Consórcio Maior Empregabilidade (CME) e pela Universidade do Porto, esta conferência internacional de três dias procurou debater os importantes problemas com que os gabinetes de empregabilidade das instituições de ensino superior se deparam na preparação dos seus alunos para o mercado de trabalho.
Durante três dias, ao longo de várias sessões, a conversa centrou-se nas temáticas debatidas pelos gabinetes de carreira e de empregabilidade de múltiplas instituições de ensino superior, espalhadas um pouco por todo o mundo. Desde a relação entre a academia e o mercado de trabalho até à importância crescente da formação em competências pessoais, a discussão passou também pelas mudanças operadas pela pandemia global da Covid-19 no mundo laboral. Estiveram presentes mais de 150 participantes, de 40 nacionalidades diferentes.
Na sessão de abertura, tanto o Dr. João Correia da Silva (Pró-Reitor da Universidade do Porto) como o Dr. Rui Marques (CEO da Forum Estudante) puderam salientar a importância de reforçar os gabinetes de empregabilidade das instituições de ensino superior, sublinhando a centralidade do trabalho colaborativo nessa construção.
Num primeiro painel, intitulado Companies & Alumni perspectives: uncertainty or opportunities through & beyond 2020/2021, contou-se com a moderação de Patrícia Antunes (GRACE/ACCENTURE) e com a presença de Bárbara Parente (TRASYS), João Estanqueiro (EDP) e Sofia Passos (SONAE). A experiência dos três oradores enquanto profissionais de recursos humanos em diferentes empresas e em diversificadas áreas permitiu um diálogo fecundo sobre os desafios no mercado de trabalho causados pela situação pandémica que atravessamos, nomeadamente no impacto que o teletrabalho e outras tendências de trabalho remoto terão nas profissões do futuro. Assim, procurou debater-se que respostas podem das as instituições de ensino superior e os seus gabinetes de empregabilidade às necessidades formativas que surgirão.
Houve também a oportunidade de realizar networking, num “Virtual Lunch” em que todos os participantes foram convidados a inserir como fundo de ecrã uma fotografia da sua cidade ou do seu país, podendo partilhar ou comentar um pouco. Foi também a ocasião de o guia turístico José Pedro Faustino poder proporcionar aos participantes internacionais uma tour virtual pela cidade do Porto, passando pelos seus monumentos mais icónicos.
Da parte da tarde, a sessão tinha por tema Challenge, reskilling and upskilling in labour market caused by the pandemic, e, com a moderação de Marta Santos (UPorto), marcaram presença Joana Fernandes (MERCER), Mariana Canto e Castro (RANDSTAD) e Vânia Borges (ADECCO), Este painel permitiu uma conversa produtiva sobre as competências que terão de ser trabalhadas e melhoradas, para permitir uma melhor resposta dos jovens diplomados às necessidades do universo laboral. Sublinhou-se igualmente a importância de uma ligação cada vez mais estreita entre universidades e empresas, no sentido de encontrarem, de forma colaborativa, soluções comuns.
O segundo dia desta conferência começou com uma apresentação dos membros da European University Alliance for Global Health (EUGLOH). Esta coligação de cinco universidades europeias procura combinar os seus conhecimentos e os seus recursos em Global Health para proporcionar a melhor educação para os seus estudantes. Com a moderação de Susana Neves (UPorto), foi possível assistir às apresentações de Susanne Linné (Universidade de Lund, Suécia), Anna Schwark (Universidade Ludwig-Maximilians de Munique, Alemanha), Nikhil Gupta (Universidade de Paris-Saclay, França), Melinda Fazekas (Universidade de Szeged, Hungria) e Fernanda Correia (Universidade do Porto, Portugal).
Seguiu-se uma sessão prática, em salas paralelas, sobre as dificuldades que os gabinetes de empregabilidade sentem, assim como os desafios futuros que são já expetáveis. A sessão foi conduzida por Fernanda Correia (UPorto), que contou com a colaboração de vários facilitadores da Universidade do Porto, em cada sala: Sofia Veiga, Márcia Gonçalves, Filipa Roxo, João Henrique Almeida, Alexandre Campos, Cláudio Santos, Sofia Varge e Carolina Ferreira (Cidade das Profissões).
A tarde foi reservada para a 8ª edição da Conferência Nacional dos Gabinetes de Promoção de Empregabilidade, apenas com participantes nacionais. Esta conferência, organizada pela Forum Estudante e pelo Consórcio Maior Empregabilidade (CME), juntou os profissionais de várias Instituições de Ensino Superior responsáveis por promover a empregabilidade dos seus diplomados e permitiu a troca de experiências sobre problemas concretos, tendo em vista o trabalho futuro destes gabinetes.
No último dia da International Meeting & Conference, no painel How Career Offices are transforming and reimagining their services, support and engagement to answer to the future of careers, os trabalhos centraram-se em como os gabinetes de promoção de empregabilidade estão a transformar e a re-imaginar os seus serviços, o seu apoio e o seu engajamento para responder às exigências das carreiras do futuro. Numa sessão moderada por Cátia Marques (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Carreira – APDC), as apresentações de Carolina Ferreira (Cidade das Profissões), Cristina Carita (Forum Estudante | CME), Mariana Paterna Dias e Rita Caeiro (European Board of Certified Counselors – EBCC) e Catherine Van Kleeck (JobTeaser) permitiram um diálogo construtivo sobre este tema.
As despedidas e os agradecimentos foram feitos num Coffee Break virtual, dinamizado por Fernanda Correia (UPorto). Ao longo do evento, foi sendo pedido aos participantes que escrevessem quais as suas expectativas numa página, que foi neste momento partilhada com todos e que permitiu perceber quais os resultados dos trabalhos. Os participantes procuraram também resumir o evento numa só palavra, que depois foram inseridas numa “nuvem de palavras”: “networking”, “oportunidade”, “inspiração” e “colaboração” foram as palavras mais mencionadas.
Para terminar, numa sessão mais restrita e prática, Pedro Rivera (UPorto) conduziu um grupo de participantes a estabelecer a articulação entre as exigências que resultam da situação pandémica com as ações inovadoras necessárias no seio dos respetivos serviços de carreira na sessão denominada Reinventing Career Services - Exploring, through team work, facilitation and group dynamics, new ideas and strategies do deal with the new demands and to innovate career services.
Ficou desde já acordada entre os organizadores a realização de uma 2ª edição em 2022, de preferência, em formato presencial.