Consórcio Maior Empregabilidade

CME  2020 Apoios

8ª Conferência Nacional dos Gabinetes de Promoção de Empregabilidade

sessão 24 03 14h30

Inserida no programa da International Meeting & Conference: Career and Employability Offices, coorganizada pela Forum Estudante, pelo CME e pela Universidade do Porto, a Conferência Nacional dos Gabinetes de Promoção de Empregabilidade aconteceu hoje, de forma virtual. Esta é já a oitava edição desta Conferência, um importante marco do trabalho desenvolvido pelo CME.

Juntando cerca de 55 participantes, oriundos de mais de 40 instituições diferentes, esta Conferência permitiu trocar ideias e boas práticas dos vários intervenientes, sobre uma panóplia diversificada de assuntos relacionados com a promoção da empregabilidade dos diplomados do Ensino Superior.

Nesse sentido, depois de umas breves palavras de boas-vindas da parte de Gonçalo Gil (Diretor-Geral da Forum Estudante), os participantes foram divididos em seis salas paralelas, por forma a gerar uma conversa mais estimulante e próxima entre todos com três objetivos: a partilha de práticas entre os participantes de diferentes instituições e regiões do país; discutir as dificuldades inerentes ao impacto do ano de pandemia que se vivencia ainda; e identificar os principais desafios de futuro dos gabinetes. Entre os temas abordados estiveram o apoio ao empreendedorismo, os programas de mentoring profissional, as plataformas de procura de emprego, os programas de empregabilidade, as feiras de emprego e ainda a formação online e o aconselhamento.

A conversa em cada sala foi conduzida por um facilitador, membro do CME: Ana Sofia Rodrigues (Politécnico de Viana do Castelo), Carlos Mata (Politécnico de Setúbal), Daniel Roque Gomes (Politécnico de Coimbra), Fernanda Correia (Universidade do Porto), José Miguel Nunes (Universidade de Coimbra) e Maria Lopes Cardoso (Universidade Católica Portuguesa).

Seguidamente, de volta ao plenário, houve a oportunidade de cada facilitador de cada grupo poder partilhar os pontos mais relevantes do diálogo de cada sala paralela. Essa partilha geral, assente também nas notas tomadas por todos os participantes, permitiu que todos os participantes tivessem acesso às principais questões e às conclusões levantadas em cada tema. Foi uma sessão rica em partilhas, troca de experiências, networking e aprendizagem.