A psicóloga Tânia Gaspar veio até ao Encontro Nacional de Empregabilidade e Alumni apresentar o impacto do Laboratório Português dos Ambientes de Aprendizagem e Trabalho Saudáveis.
Desafios e estratégias
A sessão de trabalho incluiu ainda um momento de colaboração entre os participantes, que pensaram os desafios, oportunidades e estratégias ligadas às várias comunidades do sistema de ensino superior.
Do ponto de vista dos estudantes, as principais dificuldades foram relacionadas com a dimensão económica, alojamento, motivação e conhecimento do mercado de trabalho. Já as oportunidades elencadas dizem respeito aos apoios da ação social, programas de mentoria e internacionalização.
Já o grupo dos profissionais da área da Educação identificou como dificuldades o diagnóstico de competências necessárias, níveis de motivação, resistência à mudança e a falta de flexibilidade curricular. As oportunidades dizem respeito a momentos de formação, ao recurso à gamificação e à construção de espaços seguros e laboratórios.
Relativamente ao grupo dos líderes das organizações, os principais desafios identificados passam pelos recursos financeiros, a perceção da importância da área da saúde mental e a ligação das IES ao tecido empresarial. As oportunidades são relativas ao financiamento externo, à criação de protocolos e participação em eventos internacionais.
Por fim, do ponto de vista dos decisores políticos, as estratégias identificadas dizem respeito à promoção de planos específicos e adequados à comunidade (integrados nos planos científicos e pedagógicos das instituições de ensino superior), o planeamento estratégico para o desenvolvimento de soft-skills, procurando ainda a criação de programas e diretivas ligadas à saúde mental e atividade física e investindo também na criação ou requalificação de espaços físicos para esse efeito. A interligação interministerial e a preponderância do tema da saúde mental na agenda mediática foram também identificadas como oportunidades.