ENEA25 - Mini-Hackathon: Como criar sinergias entre o ensino superior e as empresas?
- Detalhes
- Categoria: Notícias
- Visitas: 54
A tarde do segundo dia do Encontro Nacional de Empregabilidade e Alumni, na Foz do Arelho, foi dedicada à criação de ideias e soluções inovadoras para tentar cumprir um objetivo de aproximar as instituições de ensino superior do mercado de trabalho.
"Quais as estratégias que podemos adoptar para uma relação que queremos próxima, colaborativa e eficaz entre as instituições de ensino superior e as empresas?". Esta foi a pergunta de partida do exercício colaborativo realizado durante o Encontro Nacional Empregabilidade e Alumni. Durante cerca de três horas, os representantes de várias instituições de ensino superior e outras organizações ligadas ao emprego pensaram o tema, apresentando soluções.
As ideias apresentadas pelos quatro grupos de trabalho focaram diferentes abordagens. Desde logo, foi destacada a importância de trabalhar o feedback dos alumni no mercado de trabalho desde o primeiro momento, obtendo informações sobre o mercado e as organizações.
Outra das ideias partilhadas pelos grupos deste Mini-Hackathon passou pela implementação de uma estratégia assente em quatro passos: auscultação dos vários stakeholders, gestão contínua na relação com as empresas, criação de estudos de caso na relação com os alumni e partilha de resultados com os restantes membros do consórcio.
Um programa de estágios com CEO's e direções de empresas foi outra das ideias criadas durante a tarde, de forma a que a gestão de empresas de topo possa conhecer os problemas dos jovens que entram no mercado de trabalho de forma direta. A produção de conteúdos sobre estes estágios, para dar escala à experiência dos estudantes foi também destacada.
Por fim, um dos grupos apresentou a ideia de criação de um programa para realização de aulas ministradas por alumni, numa lógica de criação de relações de mentoria. Este conceito seria complementado com a criação de uma plataforma que possa fazer o match entre as necessidades de estudantes, instituições de ensino superior e empresas.