CMEA  2025 barra logos V1


 

ENEA25 - PRR e a Empregabilidade. «Uma oportunidade significativa para as instituições de ensino superior»

3 - Pedro Dominguinhos 2

O Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Programa para a Recuperação e a Resiliência (PRR), Pedro Dominguinhos, partilhou no Encontro Nacional Empregabilidade e Alumni a sua visão sobre as oportunidades que o PRR apresenta no mundo do Ensino Superior, em particular na relação com a Empregabilidade.

"Baseei a minha apresentação nas centenas de visitas a empresas que realizei ao longo dos últimos anos", começou por explicar Pedro Dominguinhos. Através destas visitas, o orador disse ter tido a oportunidade de "conhecer as várias dinâmicas de trabalho e necessidades" das organizações. "Estamos a observar mudanças tecnológicas e políticas que eram, há cerca de dez anos, impensáveis", acrescentou, antes de reforçar: "Do ponto de vista geopolítico estamos num momento de enorme incerteza".

Lidar com a incerteza, com o desconhecido e com a capacidade de mudança é algo, hoje em dia, "impactante na vida das pessoas", realçou Pedro Dominguinhos, não só do ponto de vista dos negócios, mas também "do ponto de vista das nossas relações de trabalho". "Como é que nós preparamos as organizações para o conceito de micro-carreiras?", questionou, ressalvando que existem, contudo, diferenças acentuadas entre sectores e empresas na forma como são afetadas pela evolução tecnológica e como conseguem responder às mudanças.

As profissões que mais vão crescer a curto-prazo, explicou Pedro Dominguinhos, são as da área das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) e da área da gig economy [sistema em que a força de trabalho realiza empregos, tendencialmente, de forma independente e autónoma]. "A capacidade analítica, de resolução de problemas, de trabalhar em equipa são competências cada vez mais importantes", sublinhou o orador, levantando uma questão: "Temos metodologias e ambientes de aprendizagem que conseguem dar resposta a estas competências valorizadas, hoje em dia, no mercado de trabalho?".

"Há aqui uma oportunidade significativa para as instituições de ensino superior", enquanto organizações que garantem conhecimentos e competências, destacou depois o Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR. "O bem-estar, o equilíbrio e a cultura são valores de que as pessoas, hoje em dia, não prescindem", acrescentou, antes de concluir: "Nas empresas em que passámos estes são pilares integrados nas estratégias das organizações".

Pedro Dominguinhos terminou com algumas sugestões, nomeadamente a realização de ações estratégicas de acompanhamento do mercado, o aumento da flexibilidade curricular (com recurso ao microlearning) e consequente monitorização, bem como a criação de programas de engagement. "A oportunidade é bastante interessante, mas implica uma estrutura com apoio institucional", concluiu.