Consórcio Maior Empregabilidade

CME  2020 Apoios

CME no Fórum Mundial para a Cidadania e a Educação

VElisboa2022-1920x1080-PT.jpg

Realizou-se dia 22 e 23 de novembro de 2022, na Fundação Calouste Gulbenkian o Fórum Mundial para a Cidadania e a Educação, organizado pela Virtual Educa (https://virtualeduca.org/).

O CME esteve representado em dois painéis:

1 - “Liderar uma Instituição de Ensino Superior do Séc. XXI”, com a participação de Ângela Lemos, Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal; João Moutão, Presidente do Instituto Politécnico de Santarém; Ana Paula Navarro, Vice-Reitora da Universidade de Évora e moderado por Luís Loures, Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre.

WhatsApp Image 2022-11-22 at 13.41.12

Foram partilhadas boas-práticas e oportunidades que se apresentam na liderança de uma instituição de ensino superior, para além do objetivo comum de “promover a inovação na Educação para a transformação social e o desenvolvimento sustentável”.

2 - “Que desafios de empregabilidade para os diplomados do ensino superior?”, com a participação de Carlos Mata (Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal), Maria Lopes Cardoso (Representante do Gabinete de Promoção de Empregabilidade da Universidade Católica Portuguesa, no Porto) e Sara Proença (Diretora do INOPOL, no Instituto Politécnico de Coimbra).

WhatsApp Image 2022-11-24 at 11.13.33 3

Foram identificados alguns dos desafios de empregabilidade que os seus diplomados enfrentam nos dias de hoje, como as novas gerações encaram a empregabilidade e a gestão de carreira, a aprendizagem ao longo da vida, o papel dos alumni e quais os desafios dos Gabinetes de Promoção de Empregabilidade.

Os desafios para as instituições de ensino e para os diplomados, numa época de incerteza de mudanças aceleradas, são enormes, mas a existência de redes colaborativas, com espaço para a partilha de boas práticas, para a troca de experiência com impacto, para a aprendizagem e crescimento mútuo, são uma forma de encontrar estratégias com maior poder e eficácia para lidar com todas as potenciais ameaças ou oportunidades que surgem.