Consórcio Maior Empregabilidade

CME  2020 Apoios

International Meeting & Conference 2022

StaffWeek 22 mkt-01

Nos dias 20 e 21 de junho de 2022 realizou-se a 2ª edição da International Meeting & Conference: Career and Employability Offices 2022, em formato online, dedicada ao tema Building our connections – The power of communities, que foi co-organizada pela Forum Estudante (Consórcio Maior Empregabilidade) e pela Universidade do Porto (U.Porto Talento e Carreira).

Esta Conferência reuniu quase 100 participantes dos gabinetes de promoção de empregabilidade de diversas instituições de ensino superior europeias com o objetivo de partilhar iniciativas, trocar experiências e de conhecer as principais tendências em torno do mercado de trabalho no pós-pandemia.

A sessão de abertura teve a intervenção de João Correia da Silva (Pró-Reitor da Universidade do Porto) e Rui Marques (CEO da Forum Estudante) que deram as boas vindas a todos os participantes e oradores, reforçando a importância do papel dos gabinetes de carreira e empregabilidade das instituições de ensino superior numa transição dos estudantes para o mercado de trabalho mais planeada e consciente.

De seguida, com o título “Career services for all: vision of the future”, Farouk Dey (Vice-Reiror da Johns Hopkins University) enquanto keynote speaker apresentou uma comunicação provocadora referindo “Replace career goals with curiosity and inspiration (get curious, try stuff and talk to people). Design lives, don´t plan careers”, e que o apoio do futuro se resume a 3 C: Content (information & inspiration), Connections (know people who can open doors), Community (I am not alone), no sentido de Criar um Movimento de Conexão entre Todos.

Da Organização Internacional do Trabalho, Mariana Pereira, apresentou uma comunicação de enquadramento do mercado de trabalho global no pós-pandemia, com o título “World of work in transformation: trends, challenges and opportunities”, focando-se nas principais disrupções externas (como a pandemia e a guerra na Ucrânia) que não se conseguem controlar ou prever e que causam desigualdades e incerteza. A principal mensagem é a de que as mudanças acontecem e surgem quando menos se esperam, pelo que é fundamental utilizar a competência da adaptação para garantir a sobrevivência.

Para finalizar o primeiro dia, realizou-se ainda uma mesa redonda intitulada “The main challenges of Career and Employability Offices” moderada por Gonçalo Gil (Diretor da Forum Estudante) e que contou com a participação de Ana Sargento (Vice-Presidente do Politécnico de Leiria), Cristina Albuquerque (Vice-Reitora da Universidade de Coimbra), José Luís Gonçalves (Diretor da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti), e Kirsten Williamson (CEO da empresa francesa Petrus). Discutiu-se os principais desafios dos gabinetes de promoção de empregabilidade e as estratégias adotadas para os ultrapassar, e quais as /perspetivas para o futuro. Resumindo, as três principais mensagens foram: 1) diferentes necessidades conduzem a diferentes estratégias - Personalização; 2) conhecimento prático e experiência de campo – Prática aliada à teoria; 3) a aprendizagem é ao longo da vida, o estudante deve ser o construtor do seu perfil profissional e um agente de transformação.

No segundo dia, Joana Fernandes e Inês Manshukhlal, da Mercer, apresentaram as principais tendências do Estudo “Global Talent Trends 2022 – The rise of the relatable organization”:

1. Reset for relevance

2. Work in partnership

3. Deliver on total well-being

4. Build for employability

5. Harness collective energy

Como mensagem final ficou a necessidade premente de redesenhar o trabalho, tendo em contas estas tendências e, as instituições de ensino superior criarem parcerias com as empresas no sentido de direcionarem os seus estudantes para as necessidades e formas de funcionar do mercado.

Tendo a comunicação anterior por inspiração, foram dinamizados quatro grupos de trabalho no Workshop “Imagining career and employability offices: sharing good practices in small groups” que procuraram responder a quatro questões com sugestões e partilha de estratégias entre os diversos participantes:

Grupo 1 - How to mobilize students to participate in the initiatives of the Career and Employability Office? – Facilitação de João Henrique Almeida (FEUP) e Bárbara Guedes (UPorto)

Grupo 2 - Professionals from the Career and Employability Offices - What profile? What skills? What training? – Facilitação de Fernanda Correia (UPorto)

Grupo 3 - How to promote meaningful experiences for students (HEI and Companies)? – Facilitação de Beatriz Cancela (Politécnico de Coimbra) e Sofia Varge (UPorto)

Grupo 4 - How to bring Career and Employability Offices closer to other Services and Stakeholders? – Facilitação de Carla Pinheiro (UPorto Inovação) e Cristina Carita (Forum Estudante)

Por fim, foi realizada uma dinâmica de grupo por Federico Granda (DesignThinkers Groups Spain) com o tema “Building an International Network”, antecedida de uma comunicação sobre Branding e a importância da definição da identidade e da estratégia de qualquer tipo de marca. Os participantes foram divididos em 6 grupos, com o objetivo de discutirem temas que servirão para trabalhar uma Rede Internacional de Gabinetes de Promoção de Empregabilidade:

  1. 1.Where do we come from?
  2. 2.What do we do for a living?
  3. 3.What makes us different?
  4. 4.For whom do we exist?
  5. 5.How are we as a person?
  6. 6.For what cause do we fight for?

Fernanda Correia (UPorto) e Gonçalo Gil (Forum Estudante) encerraram a Conferência, agradecendo a todos os oradores e participantes, desejando votos de bom trabalho e um regresso em 2023 com a 3ª edição, de preferência, em formato presencial.