CMEA  2024 barra logos V2

Os novos desafios da empregabilidade

Oradores 10nov2021

A 10 de novembro de 2021, 43 membros e parceiros do CME reuniram-se em torno dos Novos Desafios da Empregabilidade, tendo por convidadas Isabel Moço (Universidade Europeia) e Sílvia Martins (Deloitte Portugal) que partilharam as suas experiências e perspetivas sobre este tema.

De forma resumida, apresentamos algumas das sugestões:

1) Apresentar as novas configurações de trabalho – formatos presencial, remoto e híbrido com as suas características, benefícios e cuidados a ter;

2) Demonstrar que a natureza do trabalho se transformou com novas ferramentas, conhecimentos, estratégias e atitudes;

3) Alertar para o o patchwork geracional com múltiplas gerações a interagir no mesmo local de trabalho, com visões e comportamentos distintos;

4) Ensinar os estudantes a aprender e a pesquisar – duas competências essenciais para toda a vida;

5) Incutir a curiosidade – passar da lógica passiva de transmissão de informação para uma lógica de aprofundamento do conhecimento;

6) Ensinar a ter uma presença online - o online veio para ficar, tornando-se mais desafiante a gestão da relação, mas é preciso saber estar (câmara ligada, por exemplo), saber fazer perguntas, saber ter postura e saber fazer comentários;

7) Realizar menos eventos evitando a dispersão – o número de eventos aumentou e a facilidade de presença (sem deslocações) facilita a participação, mas reduz a sua valorização – divulgar um evento como oportunidade única!

8) Promover a ética e o compromisso – quer online quer presencial, quando se inscrevem numa sessão é suposto comparecerem;

9) Valorizar os role model – que, em dois anos em casa, se esbateram, perdendo-se a lógica de réplica e de aprendizagem em espelho;

10) Necessidade de dar visibilidade e credibilidade ao trabalho dos Gabinetes enquanto fonte credível de informação sobre o mercado e as empresas;

11) No apoio aos estudantes incutir duas questões fundamentais que o recrutador se coloca em relação a cada candidato: mais do que um excelente aluno com boas notas, eu trabalharia com esta pessoa? Eu colocaria esta pessoa à frente de um cliente?

12) Trabalhar a marca digital – quem sou eu? O que vou contar sobre mim? A importância de preparar o perfil digital.

Um agradecimento especial às convidadas por terem proporcionado aos participantes uma reunião com tanta informação, ideias e reflexões.