Consórcio Maior Empregabilidade

cme apoios

"Preparados para trabalhar?"

No âmbito do Consórcio Maior Empregabilidade, o Estudo 1 – "Preparados para trabalhar?" - pretende contribuir para dotar as instituições parceiras de informação relevante para a sua atuação estratégica que permita potenciar a empregabilidade dos seus estudantes/diplomados e atuar, designadamente, ao nível dos conteúdos e estruturas curriculares, dos serviços de mediação e apoio à transição para o mercado de trabalho, da projeção de ofertas formativas futuras, entre outros aspetos.

Neste sentido, são objetivos deste Estudo:

1.1. Identificar as competências que os empregadores requerem dos diplomados das IES;

1.2. Identificar as competências que os diplomados mobilizam nos contextos profissionais;

1.3. Identificar as competências nas quais os diplomados revelam maior e menor preparação em relação aos perfis profissionais assumidos;

1.4. Identificar os modos através dos quais as IES podem preparar melhor os seus estudantes e diplomados nas competências requeridas pelos empregadores.

A apresentação deste Estudo ocorrerá numa Conferência nacional, organizada para o efeito.

Esta abordagem tem sido desenvolvida em vários países e por várias instituições. Como exemplo, sublinha-se o estudo "Are they really ready to work?", desenvolvido no âmbito da Partnership for 21th Century Skills, nos Estados Unidos da América.

Estudo publicado 

Mais informações no site do estudo em http://preparadosparatrabalhar.forum.pt

poat logos